5 passos para um blog eficaz

Um sólido plano de conteúdo é suficiente para elevar seu blog ao patamar da efetividade. Isso porque, ainda que você tenha um feeling apurado quando o assunto são blogs, o sucesso acontece a partir do planejamento cuidadoso, e não de uma série de decisões imediatas, pensadas de última hora. Entenda que este cronograma é o eixo que faz tudo funcionar em conjunto, que ajuda você a economizar tempo, gerar mais tráfego e a ganhar impulso para seguir em ritmo crescente. Compartilho cinco passos para ajudá-lo a desenvolver uma boa estratégia de conteúdo para seu blog:

1)     Defina objetivos. O que você busca com seu blog? Essa pergunta é o ponto de partida para o planejamento. Há muitos propósitos possíveis, como direcionar tráfego para sua loja virtual, aumentar as vendas, informar potenciais clientes e consumidores sobre o que você faz, mantê-los atualizados sobre o dia a dia da organização, construir uma marca. O ideal é que você defina de duas a três metas. Mais do que isso, corre-se o risco de perder o foco. Exemplo: uma empresa líder no setor de produtos para higiene oral lança em seu blog artigos, vídeos e guias interativos que abordam assuntos ligados à saúde bucal. Neste cenário, o principal objetivo do blog é informar o público a respeito da importância e dos usos possíveis para cada item do seu portfólio (pastas dentais, enxaguantes bucais, escovas, fios dentais, raspadores de língua, etc). E, como meta secundária, está alcançar novos consumidores e, assim, aumentar market share.

2)     Entenda seu público-alvo. Existem milhões de conteúdos na web, mas se você não está falando a linguagem da sua audiência, todo o trabalho terá sido em vão. Assim, é crucial identificar as necessidades do seu público-alvo. A maneira mais efetiva de se fazer isso é por meio de pesquisas online, realizadas por meio de ferramentas disponíveis na internet. Há várias opções gratuitas, com destaque para o Google Docs e a Survey Monkey, largamente utilizadas pelas organizações.

3)     Faça uso de palavras-chave. Já parou para pensar que na internet as pessoas procuram, por meio de pesquisas, a resposta para algo? E mais: o Google trabalha com relevância, ou seja, ele analisa o SEO (Search Engine Optimization) do seu conteúdo. E a partir disso, avalia se o texto tem potencial para estar nas primeiras posições. Assim, para que seu post seja descoberto nos mecanismos de busca, você precisa fazer uso de palavras-chave. Pesquise, faça uma lista, revise. Dedique tempo nesta escolha e tenha a segurança de que elas vão trazer resultados satisfatórios para você e seu público. Dica: o Google Adwords é uma ferramenta de fácil acesso que pode ser usada para a busca destas palavrinhas no seu segmento de atuação.

4)     Crie um calendário de conteúdo. É uma ferramenta imprescindível para organizar os recursos do seu blog, facilitando o trabalho para você e sua equipe. Garante que os materiais sejam publicados no prazo e permite uma visão panorâmica das ideias, tornando remanejamentos e atualizações tarefas simples. Existem vários calendários de conteúdo gratuitos na internet, como o Trello ou o Google Agenda.

5)     Invista em conteúdos incríveis. Você já tem suas palavras-chave, criou um calendário, sabe para quem está escrevendo. Chegou a hora de construir seu post! Gaste um tempo maior pensando no título. Na média, ele é lido cinco vezes mais do que o corpo do texto, então merece atenção extra. Aposte nas listas: elas são convincentes, fáceis de ler e têm grandes chances de se tornarem virais. Dados estatísticos e estudos de caso enriquecem o conteúdo e conferem maior credibilidade. Imagens exercem importância inquestionável no nível de interação de uma postagem. Por isso, capriche na escolha! Nitidez, tamanho e posicionamento da foto no post devem ser sempre levados em conta.

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