#inove: 5 dicas para fazer do Instagram seu grande aliado no Marketing Digital

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Atribuída ao filósofo chinês Confúcio (551 a.C – 479 a.C), a frase mundialmente conhecida e replicada milhões de vezes faz hoje mais sentido do que nunca. Prova é que o Instagram soma atualmente 800 milhões de usuários em todo o planeta e a adesão ao aplicativo só aumenta.

Bem mais do que uma coleção de selfies, o aplicativo é bastante interessante quando se trata de estreitar relacionamento com o consumidor. Mas é necessário definir as melhores estratégias conforme o perfil e objetivos de cada negócio. Abaixo, veremos algumas táticas interessantes para impulsionar o Instagram de sua empresa:

Elabore conteúdos diferenciados

O Brasil tem cerca de 50 milhões de cadastrados no Instagram. Chamar a atenção de quem está conectado, portanto, demanda fugir do óbvio. Entenda que o perfil do seu negócio não deve se tornar um mero outdoor. Faça dele uma extensão online de seu local de atendimento, despertando o interesse de usuários do aplicativo e compartilhando informações. Exemplo: em vez de apenas postar os pratos do seu restaurante japonês, que tal mostrar, também, os bastidores da cozinha? Ou, ainda, apresentar o sushiman, ressaltando seus talentos? Outras boas ideias: mostrar a importância nutricional do salmão, raiz forte, missô e outros ingredientes utilizados largamente na cozinha japonesa. Afinal, mais do que matar a fome, seu cliente quer saber benefícios e receber pílulas de informação.

Vale pensar, ainda, em séries temáticas. Você é designer de interiores? Que tal então, ao longo de uma semana, postar diariamente sobre a importância da luz nos ambientes ou, então, oferecer dicas práticas de como repaginar um determinado espaço, de forma a promover uma grande mudança, aliando beleza e aconchego, sem gastar demais?

Assim, você agrega valor ao que oferece, dinamiza a comunicação e passa longe do “mais do mesmo”.

Capriche nas fotos e vídeos

O Instagram é uma vitrine virtual democrática e acessível para qualquer negócio, seja uma grande companhia ou uma PME. Mas há algo que todos os perfis do mercado precisam ter: qualidade.

Isso significa que fotos ou vídeos com baixa resolução, textos mal redigidos, com erros de gramática e excesso de emoticons, além de cenas desinteressantes, vão afastar o internauta. Por isso, faça uso de imagens nítidas com legendas cativantes, cliques ou sequências bonitas. O mesmo vale para o design criativo, com artes inspiradoras.

Seja interativo de verdade

Tenha em mente que a combinação de “@ + nome escolhido” será sua identidade na rede social. Portanto, precisa ser concisa, fácil de memorizar ou localizar e, claro, fazer jus à sua marca. Uma vez criada, será a chave para seu público acessar um mural de postagens e, sim, conversar com você. Essa comunicação vai acontecer via Direct Messages (as famosas DMs); nos comentários; em tags.  Fique atento, jamais ignore e responda ao máximo. Essas interações com seus seguidores significam muito. E lembre-se de ser dedicado: é importante passear pelos perfis do seu público e curtir as postagens nas quais mencionaram você. E o melhor é que isso vai lhe trazer grande satisfação.

Cuide bem das hashtags

Acompanhadas do símbolo #, essas palavras-chave ajudam a resumir a imagem postada e até criam verdadeiras comunidades instantâneas. Isso porque uma das formas que os internautas usam para encontrar informações de interesse é por meio das hashtags. E à medida em que aquele termo passa a ser utilizado, a hashtag tem o poder de conectar perfis que aderiram a ele e reunir interesses.

Sendo assim, incentive a criação de uma hashtag relacionada a produtos, serviços ou ideias propagadas por você. Com a adesão de seguidores, você vai poder conferir a repercussão das suas postagens. Também vai poder compartilhar conteúdos que lhe agradarem, facilmente acessados pelas hashtags.

Abuse dos recursos disponíveis

Não, não estamos falando do seu budget. Estamos falando das potencialidades entregues pelo Instagram. Os Slides, por exemplo, permitem compartilhar até dez fotos ou vídeos ao mesmo tempo. Com a Geolocalização, é possível criar um mapa para que seu target encontre pontos de venda dos seus produtos ou serviços. E mais: os perfis empresariais têm botões para postagens publicitárias (impulsionadas com investimentos) e até contato do internauta via telefone e email. Outra novidade recente é o recurso Shopping, indicado para os perfis do tipo e-commerce, que devem ter em mente também questões de logística e estoque ao utilizar a ferramenta.

Isso tudo sem deixar de lado os Stories, que viraram febre ultimamente. Por meio deles, posts provisórios são criados e disponibilizados durante 24 horas. Efêmero demais. Então, vale usar isso a seu favor. Que tal utilizar o recurso para testar ideias, avaliar repercussões, brincar com o improviso de conteúdos atraentes que dispensam grandes produções? Use e abuse dos Stories!

 

 

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