Pode-se dizer que o Marketing de Conteúdo e a Assessoria de Imprensa são estratégias que normalmente se complementam no trabalho de uma agência de comunicação integrada. Ambas possuem características que ajudam a marca ou cliente a ganhar autoridade e reputação no mercado.
Antes de explicar como é o trabalho envolvendo as duas áreas simultaneamente, é fundamental esclarecer cada um desses conceitos. Saiba mais detalhes dos dois serviços abaixo:
Qual a função da assessoria de imprensa?
Tanto o serviço de Assessoria de Imprensa como o de Marketing de Conteúdo trabalha com a criação de materiais informativos que, de certa forma, são de interesse do público-alvo. Porém, ainda assim, são áreas distintas. A assessoria de imprensa tem como função relacionar e cuidar da imagem da empresa junto aos meios de comunicação, portanto, é uma atividade executada por equipe de profissionais formados em jornalismo ou relações públicas.
Além disso, outro grande objetivo da assessoria de imprensa é aumentar a visibilidade de seu cliente. Sendo assim, a equipe de assessoria tem como principal meta emplacar pautas sobre a empresa, que é cliente da agência, em veículos de comunicação relevantes, podendo ser de televisão, internet, de rádio ou em jornais impressos. Em muitos casos, há também a imprensa do nicho do cliente, que tem um alcance específico, mas que, normalmente, é muito interessante para o cliente, pois se trata do mercado de atuação dele.
Qualquer marca deve se sair bem nas crises de imagem. Quando alguma situação delicada acontece, se há uma assessoria de imprensa contratada, normalmente, essa situação é contornada por ela. Nesse caso, a assessoria deve agir rápido, no sentido de minimizar ou reverter os possíveis danos.
Normalmente, as assessorias de imprensa utilizam releases, envio de press kits da marca, com follow-up sistemático e constante com a imprensa. Ela tem, no seu mailing de jornalistas e formadores de opinião, um valor muito forte que é chave para seu sucesso.
Todos esses recursos vão ajudar a fortalecer a reputação de seu cliente. Além disso, é necessário realizar a abordagem correta e manter uma boa comunicação com a imprensa para, obviamente, trazer visibilidade para a empresa.
Qual a função do marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo, por sua vez, é um serviço que visa manter um forte relacionamento com os clientes, o que também adiciona valor para a marca, porém com um foco diferente: agregar posicionamento, autoridade e utilidade na comunicação da marca.
No momento de decisão de compra, a preferência do cliente pelo produto de determinada empresa em oposição aos produtos dos concorrentes, a estratégia de marketing de conteúdo faz toda a diferença. Ela ajuda a potencializar seu negócio, assim como, na fidelização dos clientes. Desta maneira, a marca consegue aumentar sua reputação e credibilidade no mercado e, ainda, maximizará, com as técnicas e campanhas corretas, proporcionalmente, o número de conversões de venda, alcançando, de fato, o potencial cliente.
Elas podem trabalhar juntas?
Apesar das duas estratégias possuírem algumas particularidades, elas são bem semelhantes e é interessante que haja uma chave por trás para sua atuação em conjunto. No mercado de marketing e de comunicação, existem diversos meios do negócio escalar ou alcançar seus objetivos, portanto, é importante não se acomodar com um método apenas.
Toda e qualquer marca deve organizar sua proposta de valor, identidade de marca e sua personalidade para conseguir aperfeiçoar o potencial de sua comunicação com os clientes e com os veículos de comunicação. Por isso, caso a empresa opte por adotar os dois métodos, é importante saber trabalhar com as duas estratégias em conjunto para a comunicação ser integrada e eficaz.
Para facilitar o diálogo, deve existir uma linha editorial coerente. Neste editorial, é importante que tenha também tópicos a serem discutidos, a fim de melhorar ainda mais os dois programas e alinhar os conceitos. Tendo isso em sua marca, é garantido que o conteúdo terá sentido e não ficará com ruídos ou desentendimentos.
Outro ponto fundamental que deve ser debatido e implementado é a otimização de SEO, que consiste basicamente em um conjunto de técnicas que visa melhorar o posicionamento de uma página no Google e/ou nos demais mecanismos de busca. Os comunicados de imprensa são lançados em diversos locais diferentes da internet, portanto são uma oportunidade para os SEO.
As publicações e divulgação devem ser otimizadas pela mecânica de SEO, com o objetivo de aumentar o tráfego total e orgânico do site de seu cliente. Além do mais, os colaboradores voltados para o conteúdo podem salientar para a equipe de assessoria de imprensa a relevância de colocar backlinks — links posicionados estrategicamente em um texto — que levam o leitor até o seu blog novamente e expandem o conhecimento do mesmo – e links para o seu site.
Como já dissemos anteriormente no texto, o marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa têm objetivos em comum e, por isso, existe uma grande chance de aproveitar a abordagem e extrair ainda mais resultados em benefício dos objetivos do cliente. Quando combinados, é vista uma estratégia centralizada, que pode facilitar o alcance de conteúdo, para se chegar mais facilmente ao público-alvo.
Mesmo com um conteúdo rigorosamente elaborado e produzido, quando se fala a respeito de sites e plataformas digitais, existem milhões de dados compartilhados todos os dias. Por isso, a junção dos dois modelos é necessária. Assim, essa estratégia tende a conseguir emplacar mais matérias sobre o negócio do cliente, gerando muitas visualizações. Além disso, a soma dos dois planejamentos ajuda a marca a conseguir um público mais amplo, de forma a expandir ainda mais os horizontes da empresa.
Resumindo, quanto melhor a comunicação, melhor o resultado. Em um espaço digital tão movimentado como o que vivemos, a junção entre marketing de conteúdo e assessoria de imprensa é inevitável para que a marca sobreviva.
Sua marca também pode ter uma estratégia de comunicação de marketing de conteúdo aliada à de assessoria de imprensa. Caso tenha interesse em saber mais sobre a união do marketing de conteúdo com o trabalho de PR ( assessoria de imprensa), entre em contato com a Key Press. Temos diversos cases de sucesso. Sua empresa poderá ser o próximo!
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