Vamos, lá: e-book é a abreviação de eletronic book.
Trata-se, portanto, de um livro eletrônico, que é distribuído digitalmente, na forma de arquivo para ser acessado e lido em computadores, tablets e smartphones.
Esse formato é ideal para conteúdos didáticos, com alta qualidade e confiabilidade. Normalmente, esses livros virtuais são extensos e, portanto, tem grande quantidade de informações.
Embora não seja novidade, o livro eletrônico é uma das grandes maravilhas que chegaram com a web, tornando o
acesso às mais diversas publicações infinitamente mais fácil.
Isso porque, uma vez que você faz o download do seu e-book, ele estará sempre disponível, onde quer que você esteja.
E nada como conseguir carregar sempre com você, não apenas um livro mas vários deles! Antes, eles eram levados na bolsa, mochila ou num bolso, se ele fosse beeem grande – por exemplo, um avental — não é? Agora, o livro de bolso 4.0, pode ser levado no celular ou no tablet ou, ainda, no seu leitor de livros digitais. Da forma como preferir!
Além de tornar a leitura mais fácil e acessível, ler um e-book também irá fazer com que o período que você fica em filas ou salas de espera ou no transporte público passe muito mais rápido!
Em síntese, se o e-book é maravilhoso para quem o lê, ele é também grandioso para quem o produz!
Pensando que você tenha uma empresa que atue em um determinado segmento do mercado, vai notar que é quase impossível abordar determinados temas em um simples post nessas plataformas.
E essa é a primeira grande vantagem dos ebooks no marketing digital:
compartilhar conteúdo de qualidade aprofundado e evidenciar para os internautas que você é uma verdadeira autoridade naquele assunto.
Ou seja: o e-book é uma ferramenta poderosa para engajar o seu nome ou de sua marca para atrair clientes.
E sabe por quê? É que os livros digitais ajudam a informar ou ensinar para seus potenciais clientes, por meio de um material de qualidade.
Normalmente, o e-book pode ser baixado gratuitamente, mediante o preenchimento de um cadastro com contato e e-mail do internauta que concorda em receber aquele conteúdo e outros da sua empresa. Está aí explicado o porquê dessa estratégia de marketing digital ser poderosa para atrair e fidelizar seu público-alvo.
E, quando isso acontece, você se torna mais conhecido perante seus potenciais clientes.
Lembre-se: conforme cresceu o acesso à internet, as pessoas agora acham qualquer informação na web e, assim, podem solucionar os mais diversos problemas.
Isso quer dizer que o e-book tem o poder de fazer por você o que a maioria das suas redes sociais não consegue: fisgar o tão desejado e-mail dos clientes em potencial (para poder depois enviar seus e-mail marketing) e iniciar um relacionamento sólido com eles.
Com uma boa ideia de e-book, até mesmo os empreendedores que têm uma loja física, por exemplo, podem atrair novos consumidores para seus negócios.
Por causa de tantas vantagens, muitas empresas têm criado e-books.
Ao abordar um assunto de forma aprofundada por meio dessa incrível ferramenta, a empresa poderá captar novos leads e divulgar os produtos ou serviços da empresa.
Veja abaixo porque o e-book simplesmente não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing digital.
Em primeiro lugar, você vai escrever um conteúdo interessante sobre seu segmento de atuação, que seja capaz de gerar curiosidade e instigue a pessoa a saber mais sobre aquilo.
O segundo passo é deixar uma espécie de teaser dessa informação em um post do seu blog, por exemplo, ou nas suas redes sociais.
Quando o seu conteúdo aparecer em alguma busca, o internauta irá entrar na sua página e poderá aceitar receber seu e-book grátis, caso tenha interesse.
Em primeiro lugar, saiba que a concorrência no ambiente virtual é muito grande. Por isso, é importante que seu e-book seja o mais completo possível e conte com interatividade. Isso quer dizer que ele deverá contar com a possibilidade de cliques que dêem acesso a links, áudios e vídeos. Ou seja, você deve produzir um conteúdo bem detalhado e minucioso para o resultado ser o melhor possível. Vamos lá?
Em síntese, o seu material deve ser rico em informações. E é justamente isso que vai agregar valor à sua estratégia de marketing digital.
Afinal, antes de contratar qualquer serviço ou produto, a pessoa irá fazer pesquisas e buscar saber mais na internet.
É absolutamente natural que a concorrência seja enorme no ambiente digital. Então, como fazer para se destacar diante desse grande manancial de ofertas e encantar o seu público-alvo?
Ou seja: existem muitas estratégias possíveis para atrair sua audiência e uma delas é criando e-books.
Quando você produz um conteúdo relevante e de utilidade pública, automaticamente resolve problemas da vida das pessoas e, assim, atrai visitantes para sua página. E a única atitude que você pede em troca é que aquela pessoa lhe entregue seu endereço eletrônico, cadastrando seu e-mail.
E essa é a mágica da coisa toda!!! Você vai conseguir ouvir um sininho tocando toda vez que um novo e-mail for cadastrado, não é??
Mas, fique atento para não perder tempo e energia com essa prática, se não tiver como seguir com os passos corretamente. Caso você não possibilidades de construir um relacionamento com seus clientes, a partir do seus e-books, repense sua estratégia. Ela só será completa, quando você, basicamente, fizer envios sistemáticos de e-mail marketing e continuar avançando nessa relação de confiança, com constância e atitudes, respeitando o timing adequado para cada ação. Se não seguir adiante com esse ciclo de ações, você não vai avançar para as próximas etapas do seu funil de vendas, até chegar na tão sonhada conversão dos leads captados.
Por isso tudo, vale a pena investir em e-books, sim!!! Pois, na pior das hipóteses, se voce não gerar vendas, vai no mínimo aumentar o alcance e reputação da sua marca ou nome no mercado, ganhando mais credibilidade.
Aliás, sobre o alcance da internet, aqui vai um dado interessante. Saiba que no período da quarentena, um enorme contingente de pessoas passou a consumir pela web. Para você ter uma ideia, a recomendação de ficar em casa trouxe mais de 7 milhões de pessoas a fazerem compras pela internet pela primeira vez.
De acordo com pesquisas, o e-book é poderoso: empresas que os publicam, geram sete vezes mais leads em relação àquelas que não adotam essa estratégia de marketing digital.
Então, o que está esperando, crie seus e-books e tenha muito sucesso na captação de novos negócios para sua empresa!
Caso necessite de ajuda, lembre-se: o time da Key Press estará pronto para lhe ajudar. Entre em contato que teremos prazer em lhe atender!
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