O Marketing de Influência é uma estratégia que cada vez mais as marcas estão utilizando para engajar o seu público de interesse. Nela, são idealizadas campanhas de marketing digital envolvendo produtores de conteúdo (os influenciadores digitais).
Um dos benefícios das redes sociais é sua natureza democrática, possibilitando que qualquer pessoa poste conteúdos em seus canais.
Por isso, nunca se foi tão necessário abraçar oportunidades de fazer parcerias com influenciadores digitais como agora, a fim de expandir seu produto ou serviço para outros públicos.
O que é influenciador digital?
Influenciadores são pessoas das mais diversas áreas de atuação, que têm um grande volume de seguidores e engajamento nas mídias socais. Eles utilizam seu poder de influência para emitir opiniões sobre determinados assunto de interesse ou mesmo sobre vários assuntos.
Conforme, a aceitação desses conteúdos, o influenciador consegue um enorme número de seguidores, ou ainda, um número interessante, não enorme, mas muito engajado, caso seja de um nicho ou segmento específico – nesse caso, são os chamados micro influenciadores, que, costumam engajar melhor e gerar mais conversões em vendas do que um macro influenciador, que tem grande audiência, mas posta conteúdos diversificados e fala sobre tudo, por exemplo.
É possível que alguns profissionais das mais diversas áreas se tornem influenciadores digitais, como é caso jogadores de futebol, cantores e atores, já que existe uma grande parcela da população que já acompanha a carreiras deles. Com isso, eles acabam tendo mais facilidades em ditar tendências nas redes, devido ao contarem com um público bastante engajado.
Contudo, mesmo quem não é conhecido, também pode se tornar um influenciador digital.
Além do Instagram, algumas pessoas conseguem se destacar a partir de canais no YouTube ou Spotify, por exemplo. Esse é o caso de muitos influenciadores que se consagraram na internet.
Por que trabalhar com influenciadores digitais?
Os influenciadores digitais são capazes de mobilizarem muitas pessoas na web. Essa influência pode ser bastante assertiva, quando se trata de formular uma estratégia de marketing digital para uma empresa ou marca. Afinal, quando pessoas divulgam seus produtos para uma audiência engajada, é bem possível que seu número de vendas e/ou serviços vá aumentar exponencialmente.
É fato que ninguém conhece melhor o ambiente virtual do que os influenciadores digitais, já que passam boa parte do seu tempo conectados e em constante contato com seus seguidores.
Quer entrar nesse mundo e ter uma estratégia para alavancar sua marca na web, utilizando os influenciadores? Abaixo, 7 dicas valiosas sobre como ter uma estratégia de marketing de influência:
1 – Prestar atenção no engajamento do público
Os influenciadores digitais possuem um poder de persuasão muito grande. Isso gera uma audiência é tão influenciada por eles que os tornam capazes de lançar tendências e construir opiniões junto transmitidas a seu público. Portanto, a possibilidade do seu produto e/ ou serviço atingir um público maior que o de costume e mais propenso a compra através da indicação de um influenciador digital é muito grande.
2 – Mirar em um maior alcance midiático
Quando se forma uma parceria e tem sua marca divulgada por um influenciador, a tendência é que se tenha mais acesso a outro tipo de público. Acontece, eventualmente, de você não ter planejado que sua marca pudesse alcançar determinadas pessoas e descubra que eles também podem ser parte de sua estratégia de venda.
Ao lado outros materiais promocionais que já são usados para atingir um público-alvo específico, haverá a possibilidade de expansão da marca como um todo.
3 – Ter público-alvo bem segmentado
Esse é um dos diferenciais dos influenciadores digitais, já que seus seguidores são bem segmentados.
Por exemplo, se sua marca se encontra na categoria de alimentação saudável. Uma parceria com um influenciador digital de grande sucesso nesse setor, como a baiana Mari Gonzalez, levará seus produtos a um público que se interessa e que já consome esse tipo de alimentos. Assim, a direciona-se a divulgação para pessoas que já fazem parte desse cenário e que possuem bastante confiança na indicação de tal influenciador.
Quanto melhor for a segmentação de seu público-alvo, melhores são as chances de conversão, pois provavelmente aquela parcela da população já demonstrou alguma espécie de interesse em alguma indicação daquele influenciador.
4 – Utilizar múltiplos canais de comunicação
Quando se almeja alcançar um número de potenciais clientes ainda maior, é importante saber trabalhar com diversos canais de comunicação. Novamente, os influenciadores se destacam neste quesito, já que é difícil que eles utilizem apenas uma plataforma digital.
A maioria tem seus perfis no Instagram, mas também possuem canais no Youtube, páginas no Facebook, contas no Tik Tok, entre outros. Devido a seu sucesso depender do tipo de conteúdo e como eles o criam, é bastante perceptível que esses canais de comunicação sejam gerenciados e atualizados de forma bem criteriosa. Para a marca, isso é vantajoso pelo fato de haver uma divulgação em várias frentes de forma simultânea e coordenada.
5 – Aumentar produção de conteúdo
Um dos pilares mais importantes, senão o mais importante, para o influenciador digital é saber da necessidade de criação de conteúdo relevante para seu público.
Essa será outra vantagem quando se pensa em fazer parcerias com um influenciador digital para divulgação de seu negócio. Afinal, é o próprio influenciador que será responsável pela forma que as postagens de divulgação aparecerão em suas redes. Assim, esse material pode servir como conteúd para ser usado como estratégia de divulgação.
Essa parceria trará conteúdos novos e diferenciados em relação à sua produção, já que apesar de você ser o responsável pelo briefing das peças publicitárias, o influenciador pode ter liberdade para criar o conteúdo da forma como ele acredita que chamará mais a atenção de seu público.
As indicações e o material postado pelo influenciador poderão diversificar a localização do conteúdo relacionado a sua empresa, o que pode fazer com que pessoas que ainda não conheciam sua marca sejam mais adeptas ao que se tem a oferecer.
6 – Mensurar sempre resultados
Com essa ação, é a fundamental mensurar os resultados dessa parceria constantemente para avaliar se aquele é mesmo o melhor influenciador digital para ajudar na estratégia de marketing da marca.
Deve-se ficar atento sempre à quantidade de pessoas compraram seu produto a partir de uma campanha publicitária ou postagem do influenciador colocando links que direcionam para a página de vendas. Com isso, a partir de determinado momento, vale a pena ressaltar que, uma vez que o influenciador contratado não está trazendo resultados, é necessário o encerramento da parceria e investir em outras estratégias mais adequadas ao plano de marketing.
7 – Balancear custo-benefício
Ao longo do texto, foi possível a percepção que os custos de marketing podem ser altos dependendo da estratégia escolhida. Toda ferramenta publicitária possui um custo, que eventualmente pode impedir a realização do plano de marketing traçado.
Uma parceria com um influenciador digital bastante famoso pode exigir muitos esforços e ser bastante custoso para os cofres da marca. Mas, vale lembrar que sempre existe uma janela para negociação desses valores. Por isso, é essencial saber atrair o interesse do influenciador e mostrar os benefícios da parceria para negociar valores melhores para a empresa. Outra possibilidade interessante é buscar influenciadores em expansão, que tenham um bom engajamento, para negociar valores mais acessíveis.
Vale apontar que com os influenciadores, haverá uma audiência melhor segmentada. Dessa forma, é imprescindível que seja feito um cálculo de custo-benefício para que a aplicação dessa estratégia traga bons resultados para ambas as partes.
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