Atualmente o Marketing Digital é um investimento indispensável para a maioria das empresas de todo o mundo. Para ser relevante e atrair clientes, é imprescindível ter presença digital e ser facilmente encontrado na internet.
Mas como ganhar a atenção do público e se destacar diante da forte concorrência? A resposta para esse desafio passa pela utilziação das melhores e mais modernas estratégias para se conquistar clientes. E é a partir desse ponto que entra o Marketing de Conteúdo.
Se você ainda não está familiarizado com o termo ou não domina as estratégias dessa que é talvez a mais importante frente para a prospecção de clientes, não há problema. Nós preparamos um guia completo e bastante prático para você passar a entender como o Marketing de Conteúdo pode ser aplicado à sua marca.
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo faz parte das estratégias de Marketing quando o objetivo é engajar seu público-alvo e expandir sua rede de clientes potenciais por meio da criação de conteúdos relevantes e de alta qualidade. Atração, envolvimento e geração de valor são os pilares capazes de criar uma percepção positiva de sua marca.
Há alguns anos, os comerciais de televisão, rádio, além de anúncios em revistas, jornais e outdoors eram praticamente a única forma de se divulgar um produto ou serviço, junto com o auxílio de um bom trabalho de assessoria de imprensa. Só que tudo acontecia sem qualquer interação do público. Diferentemente, hoje o público é capaz de escolher o que e como quer consumir e consegue interagir diretamente com aquele conteúdo ou campanha.
Foi uma verdadeira revolução na forma como os anúncios e campanhas são lançadas. E esse acabou sendo um grande marco para a comunicação. Ao mesmo tempo, as marcas também adquiriram hoje expertise para produzir o conteúdo conforme o desejo de seu público-alvo.
Para você ter uma ideia mais clara, basta dizer que o bom conteúdo não é direcionado apenas em vender, mas, sim, em trazer algum benefício para o consumidor. Por exemplo, ele pode mostrar como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo para o cliente daquela marca. E a venda precisa ser uma consequência de todo esse processo.
Para engajar e, no final de todo o processo, também vender, o criador de conteúdo necessita ter em mente qual o tipo de mensagem que quer passar ao público, respeitando-se o momento certo de cada fase da jornada de compra. Basta dizer que, se você promover um conteúdo de valor e impactante, seu público vai querer compartilhá-lo com outras pessoas.
Ao oferecer a seu público um conteúdo valioso e relevante no momento certo, ele passa a ter uma visão positiva sobre a sua marca. Isso é extremamente importante, pois as pessoas são mais propensas a adquirir produtos ou serviços de marcas que conhecem e confiam, descartando, por outro lado, as marcas desconhecidas.
Quais são as etapas para aplicar a estratégia de Marketing de Conteúdo?
A estratégia de Marketing de Conteúdo é dividida em cinco etapas:
Planejamento: nesta primeira fase, é preciso ter um plano de ação e delegar as tarefas entre as pessoas da equipe que serão responsáveis por essas atividades, além de ter claro como as metas serão atingidas;
Elaboração da persona: a partir do momento em que você desenvolve a persona de seu negócio, o trabalho de criação dos conteúdos vai conseguir direcionar melhor você poderá atingir seu público.
Criação de conteúdo: as postagens deverão ser elaboradas em diversos formatos, desde que sejam relevantes ao seu público-alvo. Por exemplo: blog posts, vídeo no Youtube, e-mail marketing, reels do instagram, posts no feed de redes sociais, entre outros;
Distribuição: além de produzir os conteúdos, é extremamente importante saber como promovê-los nos canais;
Mensuração de resultados: para garantir, de fato, que as ações planejadas estarão funcionando, é fundamental fazer uma análise precisa para obter os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO.
Como aplicar o Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais
Em um mundo tão conectado, é impossível pensar em uma estratégia de marketing que não inclua redes sociais. Os benefícios da web são muitos, e o marketing de conteúdo será uma ferramenta de divulgação da marca, além de conquistar o engajamento da audiência, geração de tráfego (visitas no seu site) e oportunidades para vendas, entre outros.
Além disso, a procura por conteúdo nas redes sociais está em crescimento exponencial. Segundo pesquisas, o consumo de conteúdo no Facebook aumentou, nos últimos anos, em 57%; no Twitter, em 25%; e no LinkedIn, em 21%.
De acordo com a Social Media Trends de 2018, esses números explicam por que 94,4% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. Separamos abaixo dicas de como você pode criar conteúdo de valor por meio das redes sociais.
Produção de vídeos
Ao implementar o recurso dos vídeos em sua estratégia de Marketing de Conteúdo, você estará investindo em uma ferramenta poderosa para aumentar a sua autoridade no mercado e evangelizar seu público-alvo. Atualmente, a maioria do tráfego na internet é produzido por vídeos, como apontou relatório da Cisco, empresa global do segmento de TI.
A grande vantagem de produzir vídeos é que eles são de fácil consumo e adaptáveis a vários tipos de dispositivos, como smartphones, tablets e desktops. Ademais, esse formato possui uma alta percepção de valor ao espectador, de modo que seu custo é menor e mais fácil de fazer do que parece.
Produção de podcasts
Podcasts são uma nova forma de transmissão de conteúdo através de áudio online. Eles são como um programa de rádio, em que os episódios ficam gravados e podem ser ouvidos quando e como a pessoa quiser, nas plataformas de streaming.
Geralmente, os assuntos escolhidos são aqueles que despertam uma identificação maior em determinado público, que busca um material específico para adquirir aquelas informações.
Em relação duração de tempo de cada episódio, não existe uma regra definida. Enquanto alguns podcasts têm episódios com cerca de duas horas, outros podem ter até três minutos de duração.
No Brasil e no mundo, esse modelo de conteúdo está em ascensão. Isso se deve ao fato de que, diferentemente da rádio tradicional, os programas de podcast podem ser ouvidos a qualquer hora e em diversos dispositivos diferentes.
De acordo com dados divulgados recentemente pelo Spotify, de janeiro de 2018 a novembro de 2019, o consumo desse formato de mídia cresceu 21% ao mês na plataforma de streaming.
Quer fazer parte disso tudo? Uma forma de sua marca entrar no mundo dos podcasts é disponibilizar o conteúdo do blog em forma de áudio. Além de dar mais acessibilidade à publicação, esse tipo conteúdo fica também disponível em outras plataformas, podendo ter alcance maior, impactando mais gente de forma a aumentar sua audiência.
Outra opção interessante é buscar um podcast com o público-alvo que deseja atingir, para divulgar conteúdos capazes de atrair mais seguidores para sua marca. Então, lembre-se de procurar o conteúdo que seu público mais se identifica, gosta e, a partir daí, analise formas de produzir esse material.
Utilização do e-mail
É sempre importante lembrar que o e-mail marketing não é uma técnica ultrapassada. Pelo contrário, este é um dos formatos com maior ROI (retorno sobre o investimento), quando se fala em estratégia de Marketing de Conteúdo.
De acordo com o Radicati Group, o uso de e-mail no mundo inteiro atingiu 3 bilhões de usuários em 2020. Ou seja, ainda hoje, com todas as modernidades e novas ferramentas na web e redes sociais, a famoso newsletter é imprescindível e deve fazer parte da sua estratégia.
Além disso, o formato oferece grandes vantagens, como a previsibilidade de alcance e o custo relativamente baixo, visto que você precisa apenas de uma plataforma e um analista para realizar os disparos de e-mail, a fim de saber exatamente quantas pessoas receberam, abriram e clicaram em sua mensagem.
Outros meios relevantes
Mas, claro, tudo isso pode ser ainda mais efetivo, quando se combina outras técnicas. Por exemplo, pode-se lançar mão de estratégias bem-sucedidas que utilizem também apresentações no SlideShare, webinars e, até mesmo, formatos impressos, como revistas ou jornais. O conjunto de estratégias é sempre poderoso para a divulgação do seu negócio.
No mais, é válido se manter informado sobre novidades e tendências do mercado, para identificar quais canais podem ser agregados a seu plano de Marketing. Com isso, sua empresa conseguirá atingir ainda mais resultados satisfatórios. Certifique-se de que seus canais na web estejam sempre ativos e que você consiga produzir conteúdo relevante nas plataformas onde sua marca está inserida.
Gostou de nosso guia? Com ele, esperamos que você tenha aprendido como funciona o Marketing de Conteúdo e como você pode aplicá-lo à sua marca.
Caso tenha interesse em saber mais sobre Marketing de Conteúdo, entre em contato com a Key Press. Temos diversos cases de sucesso. Sua empresa poderá ser o próximo!
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